Governo retira limites para despacho de usinas térmicas e importação de energia

Postado por Larissa Moyses
Categoria:

Governo retira limites para despacho de usinas térmicas e importação de energia

Diante do baixo nível dos reservatórios e do início do período de seca, o governo indicou a possibilidade de ampliar medidas para garantir o suprimento de energia. Em reunião nesta quarta-feira (05/05), o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) deliberou pela ampliação da geração termelétrica fora da ordem de mérito e a importação de energia da Argentina e do Uruguai, sem limitações de montantes e preços associados.

De acordo com nota divulgada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), as medidas podem ser tomadas desde que a energia seja alocável na carga e respeitadas as restrições operativas, e de forma a minimizar o custo operacional total do sistema elétrico.

Segundo o CMSE, o cenário de condições de atendimento é de atenção, já que a quantidade de água que chegou aos reservatórios de setembro a abril deste ano é a menor registrada em anos. Além da ampliação das medidas para garantir o abastecimento, o comitê reconheceu a importância de o Operador Nacional do Sistema (ONS) manter junto a outros órgãos, incluindo a Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), as tratativas para flexibilização de restrições hidráulicas

Fonte: Estadão Imagem: O Petróleo.