Governo zera imposto de importação de pneus para tratores

Postado por Ana Paula Santos
Categoria:

O governo federal retirou a tarifa de importação de 16% aplicada a dois modelos de pneus utilizados em tratores. A isenção vale para os pneus radiais agrícolas de medidas 650/65R e 710/75R. Como os itens não são fabricados no Brasil, a comercialização interna depende exclusivamente da compra em outros países. A alíquota fica zerada por tempo indeterminado, até que haja identificação de produção nacional.

A retirada da tarifa foi deliberada ontem pelo Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) e publicada hoje no Diário Oficial da União. Uma série de outros itens, classificados como bens de capital (BK) e de uso na indústria em geral, também foi desonerada. No dia 20 de janeiro, cinco modelos de pneus para caminhão já haviam recebido a isenção.

O pedido de isenção foi feito pelo setor privado. “A alegação é a inexistência de produção nacional. A redução da alíquota de um produto considerado ex tarifário foi amparada pelo regime de autopeças não produzidas, que se aplica necessariamente a produtos específicos sem produção nacional equivalente”, explicou Ana Lúcia Gomes, diretora do Departamento de Comércio e Negociações Comerciais da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura.

Fonte: Valor Econômico (3 de fevereiro de 2021 ) – Foto:http://trrsaojose.com.br/5-cuidados-que-todo-estradeiro-deve-ter-com-os-pneus-do-caminhao/

Comments

  • O governo precisava retirar todos impostos sobre pneus agrícolas pois hoje se paga 52%no total de impostos
    Pneu agrícola é pra fazer comida

  • O governo precisava retirar todos impostos sobre pneus agrícolas pois hoje se paga 52%no total de impostos
    Pneu agrícola é pra fazer comida
    Coloca se o valor do pneu + frete dia começa em cascata a cobrança do impostos
    Porque pagar impostos sobre o frete tbm

    Uma vergonha,para proteger indústria local que são todas internacionais que levam milhões de dólares embora
    Garanto como importador de pneus que os preços dos pneus produzidos aki mail são superiores dobro se comparados com os preços internacionais.
    As multinacionais tem lobby forte no congresso

    Acorda Jair

Comments are closed.