Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes conquista homologação para manobras noturnas de navios com até 306 metros.

Postado por Larissa Moyses
Categoria:

O complexo portuário de Itajaí e Navegantes vinha realizando uma bateria de testes noturnos no canal para ampliar a faixa de operação para navios com até 306 metros de comprimento. Anteriormente, manobras noturnas de entrada e saída de navios na foz do rio Itajaí-Açu só eram permitidas com navios de até 287 metros de comprimento. Para tal, a Marinha do Brasil representada na região pela Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí solicitou 30 manobras de caráter experimental no período noturno com navios de até 306 metros de comprimento e boca máxima de 48,5 metros, sendo este número alcançado com total êxito e segurança no último dia 17 de março com a saída noturna do navio Maersk Sarat de 300 metros de comprimento.

Com isso, as manobras noturnas de navios de até 306 metros foram finalmente homologadas com a publicação da Portaria Nº32 de 2 de Abril de 2020, que determina os parâmetros operacionais básicos para que tais manobras noturnas sejam realizadas com segurança. Confira os principais parâmetros estabelecidos pela portaria:

1) Durante a manobra, devem ser respeitados os seguintes limites: intensidade do vento inferior a 10 m/s, a altura das ondas não seja maior que 2 metros e a velocidade da corrente, na enchente ou vazante, não seja superior a 2 nós.

2) Seja empregado 4 rebocadores com azimutais com tração estática superior a 45 toneladas (bollard pull) e dois práticos a bordo.

3) A visibilidade durante a manobra deve ser superior a 0,5 milhas.

4) Navios entre 280 e 306 metros de comprimento não poderão executar o giro durante o período noturno, estando autorizados apenas a entrar e sair do complexo.

5) Para navios com boca superior a 43 metros de comprimento, o píer turístico deve estar sem qualquer navio atracado. Quando houver navios da Marinha do Brasil com boca inferior a 14 metros, caberá à praticagem a decisão, tendo em vista que a manobra é tecnicamente possível.

Com a publicação da Portaria Nº 32 e consequentemente a homologação das manobras noturnas de navios com até 306 metros de comprimento, o complexo portuário de Itajaí e Navegantes amplia significativamente sua faixa de operação, expandindo assim a sua capacidade de movimentação de carga e aumentando ainda mais a sua competividade com os demais portos do Brasil e América Latina.

Fonte: Marinha do Brasil. / https://www.itajainaval.com.br/complexo-portuario-de-itajai-e-navegantes-conquista-homologacao-para-manobras-noturnas-de-navios-com-ate-306-metros/